Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e aprendizagem

Esse tutorial é dedicado a um livro que pode contribuir com o que buscamos: uma aprendizagem mais autônoma, criativa e inovadora por meio do uso de casos de ensino.

"Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e aprendizagem" é o livro que está sendo lançado hoje pelos professores Anielson Barbosa da Silva (UFPB) e Rodrigo Bandeira-de-Mello (FGV EAESP).

Os autores nos presenteiam com uma obra - livre e digital - sobre o processo de aprendizagem a partir de casos. Para os autores:

"O  método  apresentado  consiste  na  utilização  de casos para ensino como uma estratégia que potencializa  a  formação  profissional,  uma  vez  que  articula  a  teoria  e  a  prática,  e  a  reflexão  em ação. Defendemos que a vivência de experiências  pessoais  deve  integrar  o  contexto  da  formação  acadêmica  —  seja  na  graduação  ou  na pós-graduação — e contribuir com uma estratégia  inovadora  de  ensino  e  aprendizagem  orientada para o estudante".

O livro, que traz um excelente prefácio da professora Anete Alberton (UNIVALI), cobre temas de profundo interesse para quem deseja refletir e aprimorar a pedagogia e o desenvolvimento de competências com o uso dos casos em sala de aula. Se você está aqui na Casoteca ADM, certamente é um dos interesses que partilhamos. Afinal, o projeto da Casoteca ADM foi pensado não apenas para termos casos em si, mas para oferecermos um espaço de apoio a essa prática pedagógica, na forma de tutoriais, tanto para alunos como para professores.

A professora Anete nos apresenta elementos e perguntas muito interessantes. A professora contextualiza um esforço coordenado que tem sido feito para aprimorar a aplicação do método na formação de administradores no Brasil. Uma questão que me chama atenção, particularmente, é a reflexão sobre as notas de ensino (uma questão que está sempre nas nossas reflexões aqui na Casoteca ADM - e que optamos por não tê-las). Outro aspecto é nos chamar para refletir o futuro desses instrumentos, pensando em casos multimídia (algo que também está na nossa cabeça e que trabalhamos para alcançar).

Na obra, os autores discutem aspectos sobre o planejamento para o uso de casos, a preparação para o debate, a produção de casos, os papeis dos professores, entre outros.

Experiência é uma palavra chave na abordagem que os autores trazem:

"Um dos aspectos centrais dos casos para ensino é a experiência. Como uma das dimensões do sistema de aprendizagem em ação, valorizar as experiências dos alunos e professores/facilitadores é determinante no crescimento pessoal e coletivo. Os casos para ensino visam acelerar a aquisição de novas experiências pelos alunos, mas também é importante estimulá-los a compartilharem suas experiências profissionais e sociais durante as sessões de análise de caso. Ademais, a utilização de casos para ensino contribui para o desenvolvimento da prática reflexiva dos alunos. Para isso, é preciso criar um ambiente de aprendizagem que favoreça a reflexão individual e coletiva nas várias fases do processo de análise no contexto da sala de aula (Silva e Bandeira-de-Mello, 2021, p. 64)."

Espero que possamos, ao longo do tempo, desenvolver mais cada um dos tópicos, bem como enriquecer os nossos tutoriais, mesmo os que já foram publicados, com a reflexão deles. E, com sorte, fazer uma colaboração com esses autores, que aportam uma reflexão de alta qualidade para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem em ADM.

O ebook pode ser acessado na Editora da UFPB, na íntegra: aqui.

E a live de lançamento está disponível aqui.

Boa leitura!