O que é importante para escrever um bom caso de ensino?
Um bom caso de ensino deve ampliar as possibilidades de aprendizagem. Ele deve viabilizar a aplicação de princípios, modelos e teorias a situações de gestão. Falamos um pouco mais das características de um bom caso aqui neste post.
Portanto, para começar a escrever um caso, é preciso ter em mente:
- os objetivos de aprendizagem com este caso: o que ele vai possibilitar que os participantes aprendam? como vai colaborar com a formação de administradores?
- situação problema: qual o problemas de gestão que será enfocado? qual o aspecto que cabe análise e/ou decisão do participante?
- os conceitos, princípios e teorias a serem aplicados: quais elementos teóricos serão abordados a partir desta discussão? Quais referenciais serão acoplados?
- a narrativa: qual é o contexto organizacional, quem são os personagens, como eles interagem entre si? quais são as convergências e tensões da história?
Importante lembrar que o caso precisa ser uma jornada, como diz o professor Scott Andrews neste vídeo do The Case Centre. Para ele, mais do que partir de um ponto A para um ponto B, é preciso saber que pontos devem ser visitados durante o percurso de uma aula de casos.
Outro aspecto a se lembrar é a importância de uma narrativa rica, com evidências, elementos, aspectos que permitam captar o contexto daquela organização onde ocorre a situação-problema. Um cuidado: devemos zelar para que o modo de se contar aquela história não seja infantilizado ou parcial.
Os personagens, assim como todas as pessoas, têm suas dúvidas, angústias, questões, inseguranças, etc. Esses aspectos reais e complexos podem ser explorados, evitando retratar o personagem apenas como um "herói". Esse aspecto traz veracidade e envolve os leitores do caso, que se colocam no lugar daquele personagem ao longo do caso.
E, finalmente, um bom caso de ensino deve abrir para diversas possibilidades, no lugar de direcionar para uma resposta certa x uma resposta errada.