Como ler um caso?

Um dos passos mais importantes para o bom andamento de uma aula baseada no método de casos é a preparação. Ela faz parte da tríade revelada por Ellet (  ): preparação, presença e participação.

Para que esse caminho possa ser percorrido é necessária uma leitura de qualidade.

Mas o que é uma leitura proveitosa de um caso? A resposta é: uma leitura ativa.

Leitura ativa é um processo de apreensão do conteúdo escrito em que você vai interagindo com ele ao longo da leitura. Ou seja, você lê e faz perguntas para si e para o texto o tempo todo. Você marca informações chaves (lembrando que um bom caso tem ruídos e algumas imprecisões para simular a realidade do processo decisório). É a capacidade de ler ativamente que coloca o leitor como peça central naquele enredo, avaliando as ideias centrais.

Uma leitura ativa é crucial para uma boa compreensão do caso. Ler ativamente siginifca interagir com o conteúdo, problematizando, tomando notas, pesquisando questões que aparecem e que você ainda não domina, fazendo conexões com seus conhecimentos prévios e experiências. Durante a sua leitura, você faz ligações com outras experiências, lança perguntas que não estão óbvias. Tudo isso vai acumulando elementos para que o caso vá tomando forma e as informações relevantes sejam organizadas.

Uma dica importante é que você, provavelmente, vai ler o caso mais de uma vez. E sua leitura pode não ser linear: você vai avançar, vai voltar, vai consultar pontos destacados, vai retomar aspectos depois de conhecer as perguntas para análise. Dessa forma, você ganha um mecanismo mais potente para compreender e analisar criticamente o que você está lendo, fornecendo melhores informações para a etapa seguinte: a análise do caso.