New Style: priorizando problemas em um projeto de consultoria em gestão

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New Style: priorizando problemas em um projeto de consultoria de gestão

Autores: Helena Costa e Luís Felipe Paulino

Resumo

Este caso aborda uma empresa de moda criada por duas irmãs, Gabriela e Laís. Reunindo suas habilidades, elas fundaram a New Style, que agora enfrenta desafios para seguir crescendo. As empresárias percebem alguns problemas e decidem convidar uma consultoria em gestão para apoiá-las nas transformações necessárias. O caso, baseado em uma empresa real, traz a oportunidade de o estudante experimentar a perspectiva de um consultor de gestão que precisa realizar um diagnóstico organizacional, hierarquizar problemas e propor um plano de trabalho que possa trazer soluções para a New Style.

Nascimento da empresa

A New Style foi fundada em 2005 pelas irmãs Gabriela e Laís Ferreira, atuais sócias da empresa. Gabriela é administradora formada em uma instituição de ensino privado e Laís era uma blogueira de moda. As irmãs sempre desejaram ser financeiramente independente e trabalhando com algo que goste. Dessa forma, decidiram abrir em conjunto uma loja de moda com o objetivo de confeccionar roupas de qualidade para o dia a dia do trabalho da mulher moderna, mas que fossem roupas versáteis, ou seja, que a mulher se sentisse livre para sair do trabalho e ir à uma festa com a mesma roupa.

No primeiro ano de funcionamento, as sócias perceberam que apenas confeccionar roupas de moda não seria suficiente e passaram a revender roupas de algumas marcas que se alinhavam à proposta de valor do produto. Dessa forma, a empresa começou a crescer rapidamente entregando roupas de qualidade para mulheres do Distrito Federal. Atualmente, a empresa conta com 4 lojas distribuídas na Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul e Lago Norte, além de uma fábrica em Taguatinga. De modo geral, Gabriela cuida da parte administrativa da empresa e Laís é responsável pela criação de modelos de roupas.

Estrutura

A New Style possui aproximadamente 40 funcionários que realizam diversas funções, como atividades administrativas, vendas, produção/criação e distribuição de roupas. Eles podem trabalhar nas lojas, na fábrica ou na sede da empresa localizada na loja da Asa Sul. A empresa não possui um organograma formalizado, mas os funcionários se dividem nas seguintes áreas

Como apresentado acima, a New Style conta com uma estrutura organizacional dividida nas áreas da Presidência, Vendas, Produção & Criação e Suporte. Primeiramente, a Presidência conta com o total de duas pessoas, as sócias. As principais atribuições da área são de supervisionar as atividades da empresa, representar a New Style em eventos de moda, executar as ações de marketing, criar metas e indicadores de produção e por fim gerenciar as parcerias. Um problema citado pelas sócias é que, além das atribuições da presidência, elas devem exercer outras atividades. A Gabriela, por exemplo, realiza o pagamento de funcionários, gestão dos estoques, análise de resultados, gerencia a contabilidade e realiza o pagamento de todas as contas. O mesmo acontece com a Laís que tem que criar novas estilos de roupa, monitorar as tendências de mercado, coordenar a produção e transporte de roupas, entre outras atividades menores.

A área de Vendas é composta por 6 pessoas em cada loja. Ela é responsável pelo atendimento aos clientes, receber pagamentos, treinamento de novos funcionários, abrir e fechar as lojas. Além disso, a Gerente de cada loja ainda tem que gerenciar a faxineira contratada para cuidar do espaço físico do local. Os vendedores das lojas relatam frequentemente que não sabem as atividades que deveriam realizar, eles sentem que as tarefas são realizadas de forma diferente em cada uma das lojas. Dentre vários fatores, os Gerentes acreditam que a principal causa dessa falta de padronização se dá pelo fato de o treinamento ser feito pelos vendedores mais antigos que ensinam boas práticas individuais, pois não há um manual de como realizar cada atividade.

Em relação à área de Criação e Produção, ela é composta por 8 pessoas. O principal objetivo desta área é criar as linhas de roupas de cada estação e a produção em si delas. A sócia Laís está diretamente ligada com esta atividade, pois é a responsável pelo design das roupas. Ela relata que cuidar diretamente da produção é bastante cansativo já que é uma realidade muito dinâmica e existem muitos detalhes pequenos como transporte dos produtos, ajuste de roupas, recepção de matéria prima, gestão de estoques e outras atividades pequenas. Ainda em relação à produção, o funcionário responsável pelo estoque reclama que algumas matérias acabam constantemente e ele tem que correr para conseguir repor o estoque. Entretanto, a Laís relata que por mais que falte alguns recursos no estoque, ele sempre é reposto a tempo e não gera grande perdas.

Por fim, a área de suporte é responsável por auxiliar no desenvolvimento das atividades gerais da empresa. Em uma análise prévia, a área é uma junção de cargos que não se encaixavam nas demais áreas. Os cargos que compõem o suporte são: Técnico de tecnologia da Informação, Motorista e Faxineiro (1 para cada loja).

Serviço e Público-alvo

Atualmente a empresa conta com 2 linhas de roupas. A primeira e principal é voltada para mulheres de 30 a 50 anos das classes A e B (contando com roupas da própria, New Style, e roupas de fornecedores externos). A segunda linha foi implementada em 2015 com roupas de fornecedores externos e voltada para mulheres 18 a 25 anos. Pelo fato da linha ter sido implementada recentemente, ainda não houve tempo de verificar se os produtos são viáveis ou não.

Além da venda de roupas, a New Style também vende acessórios e calçados (Ambos de fornecedores externos). A média mensal de vendas de todas as lojas gira em torno de 150 a 500 itens no total. Apesar da variedade, a maior parte do faturamento é originado na venda de roupas. O preço dos produtos varia bastante, a maioria dos produtos estão na média de 100 a 200 reais a peça, mas muitos produtos possuem a margem bem menor.

O desejo das sócias é atender um público alvo mais jovem e pensam em realizar vendas online em breve, mas não sabem se é o passo certo no momento. Elas acreditam que o público mais jovem está comprando no ambiente online, porém não possuem certeza dessa informação.

Explicação do negócio/ Cadeia de Valor (Processo de Negócio)

A Cadeia de Valor é uma ferramenta que mostra de maneira resumida e visual os processos de uma organização que geram valor para o cliente. A seguir será apresentado o processo de negócio da New Style que é uma parte da cadeia de valor que traduz o negócio da organização.

O serviço principal da New Style pode variar de acordo com a procedência do produto. A Cadeia de Valor acima representa apenas como funciona o negócio com roupas de fornecedores externos. Este começa com uma pesquisa exploratório de produtor pela Laís Ferreira que escolhe e compra os produtos de marcas terceirizadas, depois do produto comprado, ele é preparado para que possa ser vendido e, por fim, realizar ações de pós-venda.

Quando o produto é confeccionado pela própria empresa, o serviço se altera um pouco. O serviço começa novamente pela pesquisa exploratória. Depois o modelo de roupa é criado, em sequência ocorre sua produção e pós-produção. Por fim, ocorre a venda e a pós-venda.

Concorrentes e diferenciais competitivos

Atualmente, ambas as sócias estão muito sobrecarregadas e desconhecem quem são seus principais concorrentes e algumas informações do mercado. Porém elas sabem que o setor é bastante competitivo. Dessa forma, a New Style busca se diferenciar por meio de roupas de qualidade e versáteis para as mulheres do Distrito Federal, além de contar com a linha exclusiva de produção própria.

Problematização

Alguns fatores levaram a empresa a procurar a AD&M. O primeiro diz respeito à sobrecarga de ambas as sócias, que trabalham em média 14 horas por dia. Elas alegam que têm que gerenciar de perto as 4 lojas e não focam muito em atividades mais estratégicas e que algumas atividades rotineiras não são realizadas pela sobrecarga.

Com a expansão rápida da empresa, as sócias também sentiram a estrutura interna não acompanhou da melhor forma possível o crescimento, gerando problemas de comunicação entre as 4 lojas. Dessa maneira algumas atividades que acontecem em uma loja são diferentes das demais. Um exemplo é o atendimento que os clientes elogiam mais na loja da Asa Sul do que a da Asa Norte.

Sobre a parte financeira, a Gabriela consegue gerenciar de forma básica as entradas e saídas da organização. Porém ela gostaria de encontrar formas mais fáceis de gerenciar o fluxo de caixa, ela levantou que seria interessante contratar um software financeiro. A empresa também não conta com processos de orçamento e planejamento financeiro para que consiga alocar melhor seus recursos.

Outro problema enfrentando pela empresa é a falta de informação do mercado. As sócias não possuem conhecimento dos principais concorrentes. Elas sentem que estão sendo ultrapassadas no mercado e que os preços estão desalinhados com a realidade dos clientes. A Gabriela gostaria de informações como o preço cobrado pelas concorrentes, o custo necessário para fabricar as roupas e se há maneiras de reduzir os gastos de fabricação.

Por fim, as sócias dizem estar perdidas em relação ao negócio. Elas querem expandir as lojas mas não sabem se devem fazer isso no momento, também sentem falta de direcionamentos mais claros de como executar as atividades da empresa e identificar o que falta na estrutura interna para que possam expandir.

Perguntas para debate

  1. Como consultor, você foi chamado para realizar um diagnóstico organizacional. Identifique os problemas da empresa e os classifique em ordem de prioridade.
  2. Que soluções a consultoria poderia oferecer a este cliente?
  3. O que você levaria em consideração para avaliar a viabilidade de expansão da empresa?

Este caso foi escrito a partir de informações disponibilizadas pela empresa, disponíveis na mídia e/ou com base em outras referências citadas.Os nomes são fictícios. Não é intenção dos autores avaliar ou julgar a empresa em questão. Este texto é destinado exclusivamente ao estudo e à discussão acadêmica, sendo vedada a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. A violação aos direitos autorais sujeitará o infrator às penalidades da Lei Nº 9.610/1998 ↩︎