Nota de Ensino - Caso Turismo

Pequenos Destinos, Grandes Problemas: uma visita a Conflitos Socioambientais no Turismo

Resumo Indicativo

Esse caso traz a história de Pedro e sua cidade natal, Celestina. O pequeno município no interior do cerrado brasileiro enfrenta graves problemas sociais, onde passou-se a notar o crescimento do Turismo, devido a descoberta de um notável patrimônio natural: a caverna do Buraco do Buriti. Entretanto, o desenvolvimento dessa atividade é seguido de diversos outros interesses econômicos, levando a um verdadeiro conflito socioambiental. Nesse cenário, os leitores são desafiados a explorar os complexos dilemas éticos e de sustentabilidade que surgem quando interesses econômicos, ambientais e sociais se chocam, e a considerar as melhores práticas para tomar decisões responsáveis em tais situações a partir do contexto fictício da cidade de Celestina, mas que representa a realidade de tantas outras cidades brasileiras.

Fonte dos Dados

Os dados são derivados da situação fictícia de Celestina, apresentando uma cidade no interior do cerrado brasileiro e suas complexidades. A fonte principal é o caso construído para análise em sala de aula, proporcionando um contexto realista para discussões sobre turismo, desenvolvimento econômico, preservação ambiental e conflitos de interesses.

Objetivos Educacionais

Compreender e exercitar métodos de mediação de conflitos socioambientais, reconhecendo desafios, narrativas, motivações, interesses, necessidades, recursos e alianças dos grupos de atores envolvidos, desenvolvendo nos leitores: (i) a compreensão dos desafios e oportunidades no desenvolvimento do turismo em comunidades locais; (ii) o estudo e crítica dos impactos socioeconômicos e ambientais do turismo e da atividade mineradora; (iii) reconhecimento das complexidades éticas e de sustentabilidade envolvidas em decisões que afetam o equilíbrio entre crescimento econômico e conservação ambiental.

Alternativas para a Análise do Caso:

  • Análise individual prévia à aula.
  • Discussão em pequenos grupos para examinar diferentes perspectivas.
  • Debate em sessão plenária para troca de ideias e conclusões.
  • Divisão dos alunos em grupos representando diferentes stakeholders (moradores, empresários locais, autoridades municipais, etc.) para dramatização da assembléia, discutindo sobre os benefícios e desafios do turismo, da mineração e da conservação ambiental.

Instruções para Dramatização

Introdução/Contextualização

  • Apresentação das Características Intrínsecas da Cidade: Destacar aspectos positivos e negativos que definem a identidade da cidade; Analisar a situação socioeconômica e turística atual.
  • Legislação Correlata ao Uso de Cavidades Naturais Subterrâneas: Explorar a legislação existente relacionada ao tema; Identificar os desafios e oportunidades decorrentes das leis.

Personagens (Atores Locais):

  • Mapear os diferentes grupos de atores envolvidos na gestão urbana: Comunidade Local; Empresários da Mineração; Empresários do Turismo; Terceiro Setor (ONGs e OSCIPs); Academia; Poder Público; Ambientalistas.
  • Compreender suas motivações, interesses e perspectivas

Divisão de Atribuições:

  • Separar os Participantes da Dinâmica entre Grupos de Atores: Distribuir os alunos em grupos representando diferentes atores da comunidade; Definir as responsabilidades e pontos de vista de cada grupo.

Momento de Elaboração das Narrativas e Argumentos:

  • Recursos Disponíveis por Cada Grupo de Ator: Identificar os recursos disponíveis para cada grupo; Desenvolver narrativas e estratégias de argumentação baseadas nesses recursos.
  • Estratégias de Argumentação: Orientar os alunos na formulação de argumentos convincentes; Estimular a criatividade na construção de narrativas.

Observação: Troglóbio é um termo utilizado para caracterizar espécies de animais que são endêmicos, adaptados especificamente a cavernas, sendo extremamente sensíveis a variações em seu ambiente. Assim, julga-se que qualquer forma de atividade humana no ecossistema em que há a presença de troglóbios tem grande potencial de colocar em risco seu habitat e sobrevivência como um todo - podendo levar, portanto, à sua extinção. Dessa forma, consoante o decreto nº 6.640/2008, que dispõe sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas existentes no território nacional, a presença destes animais passa a classificar o espaço com o maior grau de relevância, em que: “Art. 3º  A cavidade natural subterrânea com grau de relevância máximo e sua área de influência não podem ser objeto de impactos negativos irreversíveis, sendo que sua utilização deve fazer-se somente dentro de condições que assegurem sua integridade física e a manutenção do seu equilíbrio ecológico.”

Preparação dos Grupos de Atores pelo Docente:

  • Oferecer Dicas e Novos Olhares: Proporcionar insights para enriquecer as perspectivas dos grupos; Estimular a pesquisa e a reflexão crítica.

Organização do Espaço de Debate (Arena do Conflito):

  • Preparação da Sala e do Material de Apoio: Garantir a disponibilidade de recursos tecnológicos necessários; Configurar o ambiente para promover o diálogo aberto.
  • Distribuição das Cadeiras em Formato de Círculo: Facilitar a interação entre os participantes; Criar uma atmosfera de igualdade e colaboração.

Apresentação da Equipe de Mediação:

  • Esclarecimentos Iniciais: Explicar a dinâmica, as etapas e as regras do debate; Definir as responsabilidades e expectativas dos participantes.

Apresentação dos Participantes (Atores):

  • Falas Iniciais: Permitir que cada grupo de ator se apresente e exponha seus interesses; Destacar objetivos, insatisfações e demandas.

Clímax:

  • Abertura do Debate: Conduzir rodadas de perguntas direcionadas, réplica e tréplica; Apresentar as narrativas e estratégias de cada grupo.

Conclusão:

  • Convite para Sugestões e Iniciativas: Incentivar os alunos a proporem soluções para mitigar o conflito; Promover discussões sobre potenciais alianças e futuros encontros para debates.

Organização das Questões:

Questionamentos podem ser utilizados para guiar o debate ou provocar a o raciocínio dos alunos. As questões devem ser organizadas de acordo com os objetivos educacionais e os tópicos representados no caso. Algumas sugestões:

  1. Analise os benefícios econômicos do turismo em Celestina e identifique os desafios associados.
  2. Avalie como a exploração da caverna pode afetar a biodiversidade da região.
  3. Explore maneiras de conciliar os interesses econômicos da mineradora com a proteção do meio ambiente.
  4. Analise o papel do governo local e de agências reguladoras no desenvolvimento econômico sustentável da região através da exploração da caverna.
  5. Busque um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico do turismo e a preservação ambiental, considerando seus impactos na cidade.
  6. Explore as implicações éticas ao escolher entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
  7. Identifique desafios legais na decisão sobre o Buraco do Buriti e discuta como conciliar a legislação ambiental com o crescimento econômico sustentável.
  8. Proponha melhorias no processo administrativo para envolver a comunidade nas decisões sobre a caverna, considerando diversas perspectivas.
  9. Aborde como a mineradora Nava pode assegurar responsabilidade social e ambiental em suas atividades em Celestina, evitando impactos negativos.
  10. Planeje a organização do turismo para beneficiar a economia e qualidade de vida em Celestina, considerando capacitação local, infraestrutura e preservação cultural.
  11. Proponha medidas para mitigar o conflito em torno do Buraco do Buriti, conciliando interesses e promovendo o desenvolvimento sustentável a curto, médio e longo prazo.