O que define um bom caso de ensino?
Refletindo sobre o modo como escolho casos para os meus cursos, cheguei a alguns critérios que revelam o que considerado um bom caso de ensino. Espero que essa reflexão possa te ajudar a escolher um caso para o seu objetivo - quer seja ele promover uma aplicação em uma aula, um treinamento ou uma seleção.
Em primeiro lugar, um bom caso é focado no problema, e não na solução. Um caso interessante tem uma ou mais problemáticas situadas em um contexto e também apresenta um ou mais objetivos de aprendizagem bastante claros. Ele também traz possibilidades de desdobramentos diferentes, e não de resposta única.
Em segundo lugar, um caso de qualidade traz uma narrativa que envolve o leitor como tomador de decisão e não como mero expectador da situação. Ou seja, um bom caso de ensino não é um mero exemplo, nem uma história que já tem um fim determinado (ou influenciado pelo autor).
Ainda, um bom caso de ensino oferece evidências e informações suficientes e ricas para as perguntas que orientam o debate e levem a uma análise que embase uma tomada de decisão. Contudo, ele lida com ambiguidades e ruídos de informação, replicando uma situação real em que não se dispõe de todos os elementos desejados no momento do reconhecimento do problema.
Por fim, um bom caso traz perguntas estimulantes para a reflexão em nível individual e a discussão em nível coletivo. Ele deve ser adequado para o nível dos participantes e para a temática a ser trabalhada.
Algumas vezes, um caso que não é tão bom, pode ser transformado em uma potente ferramenta de aprendizagem a depender da estratégia adotada em sala de aula. Perguntas para debate que sejam interessantes e instigantes para aqueles estudantes fazem toda a diferença e podem ser criadas pelo próprio professor com base em um caso já escrito.