Sua biblioteca de casos e tutoriais

Se você conta com recursos e deseja casos bastante contemporâneos e em inglês, a base mais tradicional é a da Harvard Business Review, que vende os casos a um preço especial para professores cadastrados. É possível utilizar a opção de visualizar uma amostra do caso gratuitamente. Todavia, isso garante o acesso do docente ao conteúdo, mas não permite seu compartilhamento, o que inviabiliza seu uso como material para aulas. Para utilizar como material pedagógico, os professores precisariam pagar uma taxa para cada estudante que utilizará o caso na atividade em sala, que gira ao redor de USD 7.

Na realidade de universidades federais como a nossa, apesar de desejamos trabalhar com casos de ensino em gestão, não contamos com recursos financeiros para isso. Para estes casos, trazemos dicas de bases internacionais como MIT Sloan e o The Case Center. Elas ofertam alguns casos gratuitos (normalmente uma seleção de casos mais antigos) e outros pagos. Se você tiver interesse por casos em outros idiomas, especialmente em inglês, essas fontes são bastante interessantes. Elas permitem um olhar sobre empresas mais globais.

Se o seu foco são casos nacionais, as bases mais conhecidas do Brasil são gratuitas. INSPER e ESPM, duas IES privadas sediadas em São Paulo, oferecem centrais de casos escritos por seu corpo docente. INSPER exige apenas uma inscrição para que você baixe os casos, na qual é necessário indicar a utilização pretendida. Uma das vantagens dos casos do INSPER está na oferta deles traduzidos em inglês. A ESPM tem um banco de casos mais antigo e com o olhar voltado para a especialidade de propaganda e marketing. A ENAP disponibiliza um repositório voltado para gestão pública brasileira. E a GV Casos oferece casos publicados na revista, cobrindo temas mais variados. São fontes para se pesquisar casos gratuitos para suas disciplinas.

A Casoteca ADM também é um recurso gratuito e livre para utilização no ensino de Administração. Os casos são escritos por professores e estudantes da Universidade de Brasília, vinculados a um projeto que busca inovar a aprendizagem e dividir isso com a sociedade de modo mais amplo.

Para saber mais da a Casoteca ADM, visite nosso Quem somos. Para saber como utilizar a Casoteca ADM, visite nosso FAQ (colocar link de quem somos e FAQ).

You’ve successfully subscribed to Casoteca ADM
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Seu link expirou
Success! Check your email for magic link to sign-in.