Sua biblioteca de casos e tutoriais
A Casoteca ADM é uma biblioteca aberta, digital e gratuita de casos de ensino em Administração.

O objetivo da Casoteca ADM é fortalecer uma prática pedagógica centrada na análise de problemas de gestão e no protagonismo do estudante porque acreditamos em um aprendizado aplicado, crítico e colaborativo.

Na Casoteca ADM você vai encontrar:

  1. casos de ensino organizados ao redor dos 6 eixos temáticos do nosso curso e de autoria de professores e estudantes do Departamento de Administração da UnB, construídos a partir de seus estudos e experiências;
  2. tutoriais para professores que desejam aplicar o método de ensino baseado em casos. Assim, outras faculdades e universidades podem utilizá-los, ampliando a cultura de uso de casos de ensino no Brasil.

Sejam bem vind@s à Casoteca ADM!


Conheça nossos casos

Clique nos cards para navegar por tema. Se preferir, clique no botão de busca no topo desta página para pesquisar livremente

Administração Pública e Gestão Social - Casoteca
Aqui você encontra casos sobre administração de organizações públicas e/ou impacto social de políticas públicas. Alguns exemplos são: Administração da Justiça, Finanças Públicas e Gestão Socioambiental.
Estratégia e Inovação - Casoteca
Aqui você encontra casos sobre formulação de estratégias e/ou inovação para organizações, seja em Internacionalização, Implementação de Estratégias ou Difusão de Inovações.
Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas - Casoteca
Aqui você encontra casos sobre diversos aspectos das organizações e da gestão de pessoas. Alguns dos temas estudados são: Comprometimento Organizacional, Gestão do Desempenho e Rotatividade. Funções e áreas da Administração, carreira do administrador, teorias organizacionais, métodos de ensino e pe…
Finanças - Casoteca
Aqui você encontra casos sobre finanças e tomada de decisões baseada em modelos quantitativos. Métodos Quantitativos de Decisão, Gestão de Riscos Financeiros e Finanças Corporativas são alguns dos temas estudados.
Marketing - Casoteca
Aqui você encontra casos sobre marketing nas empresas e comportamento do consumidor. Alguns dos temas trabalhados são: Consumo Consciente, Posicionamento e Desempenho de Marca e Marketing de Relacionamento.
Produção, Logística e Gestão da Informação - Casoteca
Aqui você encontra casos sobre operações, logística e sistemas de informação. Alguns dos temas estudados são: Logística Reversa, Governança de Tecnologia da Informação, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Aplicações de Inteligência Artificial.

Conselho Editorial

A Casoteca ADM conta com um Conselho Editorial para trazer olhares mais múltiplos e maior qualidade às publicações:

Dra. Helena Costa (UnB) - editora-chefe

Dra. Diana Branisso Sinclair (FGV)

Dra. Josivania Farias (UnB)

Dra. Isabela Curado (FGV)

Dr. Caio Costa (UnB)

Dr. Magnus Emmendoerfer (UFV)

Conheça nossa equipe

Clicando no card a seguir, você conhecerá um pouco sobre cada integrante da Casoteca.

Equipe

A Casoteca ADM é um projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB): PJ154-2022

You’ve successfully subscribed to Casoteca ADM
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Seu link expirou
Success! Check your email for magic link to sign-in.