Sua biblioteca de casos e tutoriais

Uma pergunta que nos fizemos durante a concepção da Casoteca ADM foi: todo caso precisa de notas de ensino?

Para responder a esta e outras questões que permitiram prototipar a Casoteca ADM, fizemos um amplo benchmarking. Percebemos que algumas bases que analisamos  os trazem, outras não. Aquelas que oferecem este recurso, normalmente, criam mecanismos para que os estudantes não tenham acesso a esses materiais, dando exclusividade aos professores.  

A vantagem da nota é que o autor daquele caso pode guiar melhor os professores que desejam utilizá-lo, sugerindo referências complementares, modos de conduzir a discussão em sala de aula, perguntas e pontos importantes do debate. As notas também trazem referências para serem utilizadas e os objetivos de aprendizagem. Todos estes aspectos são muito fundamentais.

Por outro lado, a desvantagem é que, algumas vezes, as notas de ensino acabam ocupando um lugar de "gabarito", seja para o professor, seja para o participante da aula.

Pesando prós e contras, optamos por não ter notas de ensino na Casoteca ADM - ao menos até o momento. E isso não foi por acaso. Ainda, preciso esclarecer: não temos as notas de ensino como materiais separados, mas temos as informações relevantes inseridas nos nossos casos. Muitas delas estão no resumo (objetivos de aprendizagem, tema central), outras estão no desenvolvimento (como as referências, que são sempre contextualizadas) ou até ao final, na sessão que chamamos "Perguntas para debate".

Essa concepção, preciso dizer, foi alimentada por aprendizados a partir do curso do professor Richard Elmore da Universidade de Harvard que recomendo muitíssimo: Leaders of Learning (você pode se inscrever aqui). Esse curso me provocou a pensar nos nossos papéis no processo de aprendizagem e a prototipar ideias para o futuro. Ali aprendi que as experiências de aprendizagem são fruto de uma combinação de aspectos mais individuais ou mais coletivos, mais hierárquicos ou mais distributivos.

O futuro da experiência de aprendizagem será mais cada vez mais centrado em aspectos coletivos e mais distributivos.

Desta forma, a Casoteca ADM foi uma plataforma pensada para que caminhe rumo a se tornar mais multimídia e colaborativa na construção dos casos e do modo como vamos utilizá-los nas práticas pedagógicas. Para isso, recentemente, inauguramos um recurso que permite a interação por meio de comentários em cada caso.

Entendemos que um caso não tem apenas uma forma de ser desenvolvido em sala de aula e que não vale a pena produzir um documento que apenas os professores tenham acesso. Para os casos de ensino, há inúmeras formas de analisá-lo (eu não gosto muito da ideia de "resolvê-lo" que algumas pessoas usam) e muitos modos possíveis de atrelá-lo a atividades, leituras, etc.

Assim como há inúmeras formas de analisá-lo, há igualmente inúmeras formas de conduzi-lo.

Para cada grupo, e cada professor, haverá uma forma (ou talvez até diversas formas) de seguir com a dinâmica possibilitada pelo caso. Em nossa visão de futuro, vemos uma plataforma tão colaborativa que as notas de ensino serão como um wiki, escrita por muitas mãos que aplicaram aquele caso, quer seja professores, quer sejam os estudantes que participaram do processo.

Vamos em frente para construir essa experiência de aprendizado do futuro!

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