Perspectiva dos estudantes sobre o método de casos
Promover mudanças na aprendizagem guarda forte relação com um olhar atento para os estudantes. Portanto, nos perguntamos com frequência:
como os estudantes percebem a experiência com o método de casos? que sentimentos trazem? que competências desenvolvem? essas competências são vistas como valiosas por eles?
Em busca de trazer maior clareza para essas perguntas, em 2021, Thiago Zottmann fez seu trabalho de final sob orientação da professora Helena Costa.
A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO COM CASOS PARA A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES: a perspectiva do estudante de Administração da Universidade de Brasília
Em 2021, Zotmann realizou um survey online junto a 184 colegas que são estudantes do Departamento de Administração da UnB. Sua pesquisa traz insumos que ajuda a refinar a própria atuação da Casoteca ADM ao passo em que permite compreender melhor os impactos do método para a formação de administradores.
Destacamos aqui alguns de seus principais achados sobre a perspectiva dos estudantes sobre suas experiências com casos de ensino em sala de aula:
Visão positiva
A visão dos estudantes é predominantemente positiva sobre a experiência com casos (86% de estudantes satisfeitos)
Sentimentos positivos
Os estudantes declaram, em sua maioria (90%), sentimentos positivos em relação ao uso de casos em sala de aula. Destaca-se a sensação de “animado”, seguida por “satisfeito” e “autônomo”.
Competências desenvolvidas
As três competências mais desenvolvidas pelo método, de acordo com os entrevistados foram: “Resolução de Problemas”, “Tomada de Decisão” e “Pensamento analítico e inovação”.
Aplicação extraclasse
Para 94% dos entrevistados, as competências adquiridas com o uso do método de casos tem sido importante em suas atividades extraclasse, tais como estágios, atuação na empresa junior, entre outras.
Melhorias a serem buscadas
A pesquisa revela indícios da necessidade de aprimoramento do desenvolvimento de competências ligadas à comunicação e de tornar mais homogêneo o uso do método entre todos os eixos do curso.
Para acesso ao trabalho completo, clique aqui.