3 Ps fundamentais do método de casos
Preparação
Presença
Participação
Estes 3Ps, que fazem o inevitável paralelo com os Ps do composto de marketing, são fundamentais para o uso efetivo do método de casos em sala de aula.
A primeira premissa é a preparação: o estudante precisa ter tempo e ser estimulado a se preparar. Fazer uma leitura ativa, tomar notas, refletir sobre o caso proposto. Deve considerar as perguntas propostas para o debate. Na minha experiência, tenho gostado de propor as perguntas com antecedência para os estudantes responderem individualmente. Essas perguntas podem ser exercícios pontuados, fóruns na internet, entre outras atividades.
Tenho ainda, com o passar do tempo, reduzido a quantidade de casos, preferindo concentrar na qualidade dos debates. No meu planejamento, decidi converter esse tempo para a fase de preparação. Menos casos durante um semestre, porém com maior qualidade. Também o professor precisa se preparar para a condução daquele caso. Para isso, pode se atualizar sobre o assunto e o desdobramento da situação, a fim de complementar os elementos da discussão.
Dicas para aprimorar a preparação: programar um tempo no programa de curso para essa etapa, oferecer clareza das etapas que serão seguidas, balancear a quantidade de casos com o tempo necessário para preparação, estimular os estudantes a iniciarem a reflexão individual.
A segunda premissa é a presença: isso significa estar em sala de aula, seja presencial ou online, de modo ativo e responsável. Os horários são importantes para que as pessoas acompanhem as etapas do que irá acontecer, e que aquele momento seja visto como algo importante, respeitoso e especial. Cada sujeito ali faz diferença. Essa presença coletiva é que permite adicionar uma nova camada à análise do caso, que foi feita individualmente no primeiro momento.
Dicas para aprimorar a presença: estimular que os estudantes se sintam desafiados e estimulados pelo debate, organizar as etapas da aula, valorizar a presença deles em sala, facilitando um ambiente colaborativo e de trocas. Franqueza na comunicação e compartilhamento de vulnerabilidades é algo que pode aproximar os participantes.
A última premissa é a participação: uma postura ativa e colaborativa em sala de aula faz toda a diferença e pode ser cultivada. O encorajamento à participação com uma escuta ativa e uma comunicação clara das ideias são centrais. A convivência com o contraditório e o pensamento crítico, bem como a busca por evidências, são competências que podem ser desenvolvidas.
Dicas para aprimorar a participação: iniciar a conversa sobre o caso com a apuração de pontos relevantes na visão dos estudantes, encorajar a fala, inclusive daqueles que não são os primeiros a pedirem a palavra. Aproximar o caso de experiências prévias dos estudantes ajuda que eles se conectem e tragam suas percepções. Até mesmo o formato da sala, buscando uma disposição das cadeiras em círculos, aproxima as pessoas e favorece a participação. As perguntas feitas pelo professor, quanto mais instigantes, mais estimulam a participação.