Como analisar um caso?
A fim de desenvolver o conjunto esperado de habilidades, tanto de comunicação como de análise, é fundamental que a análise do caso ocorra em esferas diferentes e complementares.
É interessante partir de uma análise individual para que, em seguida, o debate possa crescer em grupos menores (duplas, trios, etc) e, então, alcançar a turma completa. A construção da análise nestas esferas permite um crescente de complexidade e de exposição a novas ideias, dando tempo de assimilação e de refinamento dos argumentos, entendimentos e análises dos estudantes. Isso permite também um crescente de confiança para expressar suas interpretações em público.
O primeiro passo para analisar um caso é compreender o problema.
Ou seja, qual é a questão central posta que eu vou me dedicar a analisar. Alguns casos trazem inúmeros problemas explícitos, já outros não trazem nenhum. Por isso, primeiramente, é preciso definir o problema.
Em seguida, parte-se para o levantamento de informações que possam ajudar a interpretar possíveis causas, consequências das alternativas, preferências, objetivos ou outros elementos importantes no processo decisório. Para a análise, a depender do caso, é interessante a oferta de um referencial que permita que o estudante construa um framework para aquele problema em debate. Uma das soluções possíveis, e que eu mais utilizo, é o emprego de etapas de tomada de decisões estruturadas.
A análise de um caso passa pela demonstração de um raciocínio, que combina elementos apurados no caso ou até mesmo outros apanhados de pesquisas complementares. Assim, é preciso lembrar que a atividade de ensino e aprendizagem com casos parte do princípio de que existem saídas diversas para o mesmo problema, e não uma resposta única. O que interessa é que a análise tenha ancoramento lógico nas evidências e seja coerente com o problema em debate.