Sua biblioteca de casos e tutoriais

Um dos passos mais importantes para o bom andamento de uma aula baseada no método de casos é a preparação. Ela faz parte da tríade revelada por Ellet (  ): preparação, presença e participação.

Para que esse caminho possa ser percorrido é necessária uma leitura de qualidade.

Mas o que é uma leitura proveitosa de um caso? A resposta é: uma leitura ativa.

Leitura ativa é um processo de apreensão do conteúdo escrito em que você vai interagindo com ele ao longo da leitura. Ou seja, você lê e faz perguntas para si e para o texto o tempo todo. Você marca informações chaves (lembrando que um bom caso tem ruídos e algumas imprecisões para simular a realidade do processo decisório). É a capacidade de ler ativamente que coloca o leitor como peça central naquele enredo, avaliando as ideias centrais.

Uma leitura ativa é crucial para uma boa compreensão do caso. Ler ativamente siginifca interagir com o conteúdo, problematizando, tomando notas, pesquisando questões que aparecem e que você ainda não domina, fazendo conexões com seus conhecimentos prévios e experiências. Durante a sua leitura, você faz ligações com outras experiências, lança perguntas que não estão óbvias. Tudo isso vai acumulando elementos para que o caso vá tomando forma e as informações relevantes sejam organizadas.

Uma dica importante é que você, provavelmente, vai ler o caso mais de uma vez. E sua leitura pode não ser linear: você vai avançar, vai voltar, vai consultar pontos destacados, vai retomar aspectos depois de conhecer as perguntas para análise. Dessa forma, você ganha um mecanismo mais potente para compreender e analisar criticamente o que você está lendo, fornecendo melhores informações para a etapa seguinte: a análise do caso.

You’ve successfully subscribed to Casoteca ADM
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Seu link expirou
Success! Check your email for magic link to sign-in.