Sua biblioteca de casos e tutoriais

A fim de desenvolver o conjunto esperado de habilidades, tanto de comunicação como de análise, é fundamental que a análise do caso ocorra em esferas diferentes e complementares.

É interessante partir de uma análise individual para que, em seguida, o debate possa crescer em grupos menores (duplas, trios, etc) e, então, alcançar a turma completa. A construção da análise nestas esferas permite um crescente de complexidade e de exposição a novas ideias, dando tempo de assimilação e de refinamento dos argumentos, entendimentos e análises dos estudantes. Isso permite também um crescente de confiança para expressar suas interpretações em público.

O primeiro passo para analisar um caso é compreender o problema.

Ou seja, qual é a questão central posta que eu vou me dedicar a analisar. Alguns casos trazem inúmeros problemas explícitos, já outros não trazem nenhum. Por isso, primeiramente, é preciso definir o problema.

Em seguida, parte-se para o levantamento de informações que possam ajudar a interpretar possíveis causas, consequências das alternativas, preferências, objetivos ou outros elementos importantes no processo decisório. Para a análise, a depender do caso, é interessante a oferta de um referencial que permita que o estudante construa um framework para aquele problema em debate. Uma das soluções possíveis, e que eu mais utilizo, é o emprego de etapas de tomada de decisões estruturadas.

A análise de um caso passa pela demonstração de um raciocínio, que combina elementos apurados no caso ou até mesmo outros apanhados de pesquisas complementares. Assim, é preciso lembrar que a atividade de ensino e aprendizagem com casos parte do princípio de que existem saídas diversas para o mesmo problema, e não uma resposta única. O que interessa é que a análise tenha ancoramento lógico nas evidências e seja coerente com o problema em debate.

You’ve successfully subscribed to Casoteca ADM
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Seu link expirou
Success! Check your email for magic link to sign-in.