Sua biblioteca de casos e tutoriais

Essa pergunta tem sido feita por muitos professores, mesmo aqueles que já eram muito experientes na aplicação do método de casos.

O tema foi muito discutido desde o início da pandemia de COVID -19 em diversos repositórios internacionais de casos e plataformas dedicadas a oferecer recursos para professores. Muita angústia foi vista ao redor dele para saber se seria possível continuar com essa ferramenta.

Tem se fortalecido o entendimento de que os casos são uma  alternativa pedagógica interessante dentro do ensino remoto. Ao contrário do que muitos de nós pensávamos antes, é possível criar um ambiente colaborativo para aprendizagem, mesmo diante dos desafios dos encontros online.

Existem diversas possibilidades para tirar proveito dos casos em aulas remotas:

  1. Utilizar os casos de modo assíncrono (com sua leitura servindo de base para foruns, atividades individuais ou em grupo para serem entregues e pontuadas)
  2. Utilizá-los como atividades nas aulas síncronas (com leitura prévia, estudantes podem trabalhar sobre as questões durante a aula, participar do debate em grupo e de plenárias da turma)

Desde que iniciamos o ensino remoto, em 2020, tenho experimentado diversas formas  de trabalhar como os casos. Percebo, de forma similar a outros professores internacionais, que os casos seguem com potencial de engajar os estudantes, desde que apresentados de forma convidativa. Sobretudo, eles podem ser aliados para diminuir a passividade e a "invisibilidade" que se cria com câmeras desligas e microfones mudos (grandes desafios dos nossos tempos).

Uma aula remota baseada em casos, pode convidar o estudante a falar, se apresentar diante das câmeras e interagir com seus colegas. Para isso, tenho preferido as formas que combinam, ao redor do mesmo caso, uma atividade assíncrona individual prévia (para garantir a preparação dos estudantes), seguida de uma aula síncrona dedicada ao debate em grupo, entre grupos ou na totalidade da turma).  

Se for útil, segue um exemplo passo a passo:

  1. Escolher um caso adequado para o programa da disciplina, estipular a data e deixar disponível com antecedência. Para isso, pode contar com o repositório de casos da Casoteca ADM. Aqui podemos já iniciar um maior engajamento do estudante, ao convidá-lo para opinar, votar em um caso de maior interesse para a turma. O professor pode selecionar duas opções e abrir uma enquete no ambiente EAD.
  2. Prever uma atividade individual para o caso. Sugestão: criar um fórum com um tópico para cada questão para debate apresentada pelo caso  - ou criar questões que interessem ao objetivo do professor com aquele debate.

Vou dar um exemplo deste uso: no caso New Style, crio um tópico para cada uma das 3 questões e proponho que o estudante escolha duas para responder no fórum durante a semana de preparação. Assim, ele precisará ter realizado a leitura e a reflexão em nível individual. Essa participação sugiro que seja pontuada. O professor ou professora, junto com seus monitores, podem acompanhar o debate dia a dia para trazer mais dinamização. Uma observação: a depender do tamanho da turma, esta etapa pode ser em dupla ou até trios, já criando uma interação entre os estudantes para responder às perguntas.

3. Promover um debate do caso com a turma na aula seguinte. Sugestão: a depender do enredo do caso, o professor pode criar canais no Teams para que os alunos se encontrem durante a aula - por uns 15 minutos - para debater a questão de seu maior interesse e propor uma análise, interpretação ou solução a partir da comunicação e colaboração com colegas.

Vou dar um exemplo deste uso: no caso New Style, para a aula síncrona, trago um convidado que faz uma pequena introdução sobre o caso, soma alguns elementos para enriquecer a análise. Também, crio 3 canais no Teams, cada um representando uma consultoria e explico a atividade no início da aula síncrona. Os estudante se distribuem ali, aleatoriamente, e precisam fazer uma proposta de resposta às questões dentro da "sua consultoria". No debate, as consultorias são chamadas a apresentar suas respostas e a professora conduz o debate a partir das convergências e divergências.  

4. Por fim quero lembrar: uma aula baseada em casos é uma aula com vídeos e câmeras abertas. É importante que os estudantes sejam provocados a falar, instigados a dar suas opiniões. O professor pode buscar interpretações divergentes na turma, encorajar que os outros complementem. Isso cria uma costura interessante e traz o aluno a participar, quebrando o silêncio que empobrece as aulas online e nos desafia, muitas vezes. O caso pode ser uma chance de incrementar a participação na aula online.

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