Sua biblioteca de casos e tutoriais

O método que chamamos de tradicional é aquele que se baseia em aulas expositivas, no qual o professor fala (um monólogo, geralmente) e o estudante escuta. O conteúdo é revelado pelo professor ali na aula. Ao estudante cabe fazer exercícios de fixação posteriormente (o que, normalmente, ocorre na véspera de uma prova).

Apesar de as ferramentas tecnológicas terem tomado espaço, de o ensino remoto ter sido a saída ao longo da pandemia, pouco se rompeu com esse método por trás dos aparatos que temos hoje.

O método de casos traz uma outra perspectiva a esse encontro estudante - professor.

A partir do uso dos casos, o professor conduz um debate sobre um tema que o estudante já teve contato (na fase de preparação). Assim inicia-se a inversão da lógica (o que chamamos de sala de aula invertida ou flipped classroom). O estudante precisa ter se preparado e estar disponível para participar da construção coletiva, que busca aplicar conceitos a situações problemáticas (o que chamamos de aprendizagem baseada em problemas, ou problem based learning). Ouvir novas abordagens, escutar os pontos dos colegas e ter espaço acolhedor de fala. O professor seguirá conduzindo para que novos elementos se agreguem, para que se percebam os pontos de contato com a teoria. Convergências e divergências são bem vindas e enriquecem o processo.

Para  transitar de um modelo para o outro, é preciso disposição de ambos os lados.

Ferramentas que apenas reforçam o papel de que um fala e o outro escuta, não contribuem para esse caminho. Aulas preparadas ao redor de uma exposição longa e sem tempo para debate, também não contribuem.

Tem me parecido, cada vez mais, que não se trata apenas de usar ou não os casos como elementos pedagógicos centrais. Mas, de alimentar um interação mais baseada nas trocas do que na exposição unilateral.

Assim poderemos caminhar rumo a um aprendizagem mais contemporânea, colaborativa e crítica.

Se você tem interesse neste tema, escute aqui o episódio do podcast Eu quero saber - traduzindo a ciência para você - que gravamos. Lá falamos de contribuições do método de casos, dicas e outros pontos.

Também, dê uma olhada nos nossos outros tutoriais e baixe nosso ebook aqui

You’ve successfully subscribed to Casoteca ADM
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Seu link expirou
Success! Check your email for magic link to sign-in.