Sua biblioteca de casos e tutoriais

A maior referência mundial na utilização de casos na educação em Administração é a Harvard Business School.

Se você tem interesse em aprofundar seu conhecimento sobre o método de ensino que traz os casos como ferramenta facilitadora, você pode buscar informações na fonte. Aqui trago algumas dicas:

  1. Além de seu conhecido repositório de casos da editora HBR, a Universidade de Harvard se dedica a fortalecer a cultura do uso de casos em seu centro chamado Christensen Center for Teaching and Learning. Estão disponíveis interessantes tip sheets com dicas práticas e rápidas. As orientações são condensadas em três momentos: preparação, condução da turma e avaliação. Os passos são apresentados de forma a auxiliar os professores que estão buscando se aprofundar no método. Tem até uma aula disponibilizada como exemplo.
  2. Ainda em Harvard, existe um Teaching Center, que oferece materiais gratuitos e pagos para quem tem interesse no método e em outros temas de educação superior. Cobrem temas sobre o ensino remoto e outros temas contemporâneos para educadores e que dialogam com o uso do método de casos. Vale conferir. Eles indicam ainda, o caminho que têm traçado com os casos, que evoluíram para simulações e para casos multimídia (importante esse olhar para o futuro que precisamos construir também no nosso contexto)
  3. Durante a pandemia, foi disponibilizado, gratuitamente, o artigo muito oportuno de Bill Schiano e Espen Andersen sobre o método de ensino com casos no ambiente online (que será tema de um Tutorial futuro por aqui). Você pode encontrá-lo neste link.
  4. Um dos meus livros preferidos sobre o método, e que eu comprei quando estive lá em visita técnica, tem seu ebook a venda no site também: The Case Study Handbook de William Ellet.

5. Para além da atuação específica com casos, entendo que é fundamental que os educadores repensem seus papéis. Isso possibilita, inclusive, que eles se sintam mais aptos a buscar formas mais criativas para as experiências de aprendizagem que querem proporcionar agora e no futuro. Entendo que esse tema conversa diretamente com o nosso modo de ver a educação e nossas próprias crenças, habilidades e visões. Todo esse conjunto, pode aprimorar nossas condições de lidar com os casos em sala de aula. Para isso, trago uma indicação oferecida gratuitamente pela HarvardX. É um curso fenomenal chamado Leaders of Learning que você pode encontrar aqui. Ele é oferecido pelo professora Richard Elmore da Faculdade de Educação de Harvard.

Este tutorial seguirá em atualização constante, na medida em que formos encontrando mais materiais interessantes para compartilhar

You’ve successfully subscribed to Casoteca ADM
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Seu link expirou
Success! Check your email for magic link to sign-in.