Sua biblioteca de casos e tutoriais

Pequenos Destinos, Grandes Problemas: uma visita a Conflitos Socioambientais no Turismo

Resumo Indicativo

Esse caso traz a história de Pedro e sua cidade natal, Celestina. O pequeno município no interior do cerrado brasileiro enfrenta graves problemas sociais, onde passou-se a notar o crescimento do Turismo, devido a descoberta de um notável patrimônio natural: a caverna do Buraco do Buriti. Entretanto, o desenvolvimento dessa atividade é seguido de diversos outros interesses econômicos, levando a um verdadeiro conflito socioambiental. Nesse cenário, os leitores são desafiados a explorar os complexos dilemas éticos e de sustentabilidade que surgem quando interesses econômicos, ambientais e sociais se chocam, e a considerar as melhores práticas para tomar decisões responsáveis em tais situações a partir do contexto fictício da cidade de Celestina, mas que representa a realidade de tantas outras cidades brasileiras.

Fonte dos Dados

Os dados são derivados da situação fictícia de Celestina, apresentando uma cidade no interior do cerrado brasileiro e suas complexidades. A fonte principal é o caso construído para análise em sala de aula, proporcionando um contexto realista para discussões sobre turismo, desenvolvimento econômico, preservação ambiental e conflitos de interesses.

Objetivos Educacionais

Compreender e exercitar métodos de mediação de conflitos socioambientais, reconhecendo desafios, narrativas, motivações, interesses, necessidades, recursos e alianças dos grupos de atores envolvidos, desenvolvendo nos leitores: (i) a compreensão dos desafios e oportunidades no desenvolvimento do turismo em comunidades locais; (ii) o estudo e crítica dos impactos socioeconômicos e ambientais do turismo e da atividade mineradora; (iii) reconhecimento das complexidades éticas e de sustentabilidade envolvidas em decisões que afetam o equilíbrio entre crescimento econômico e conservação ambiental.

Alternativas para a Análise do Caso:

  • Análise individual prévia à aula.
  • Discussão em pequenos grupos para examinar diferentes perspectivas.
  • Debate em sessão plenária para troca de ideias e conclusões.
  • Divisão dos alunos em grupos representando diferentes stakeholders (moradores, empresários locais, autoridades municipais, etc.) para dramatização da assembléia, discutindo sobre os benefícios e desafios do turismo, da mineração e da conservação ambiental.

Instruções para Dramatização

Introdução/Contextualização

  • Apresentação das Características Intrínsecas da Cidade: Destacar aspectos positivos e negativos que definem a identidade da cidade; Analisar a situação socioeconômica e turística atual.
  • Legislação Correlata ao Uso de Cavidades Naturais Subterrâneas: Explorar a legislação existente relacionada ao tema; Identificar os desafios e oportunidades decorrentes das leis.

Personagens (Atores Locais):

  • Mapear os diferentes grupos de atores envolvidos na gestão urbana: Comunidade Local; Empresários da Mineração; Empresários do Turismo; Terceiro Setor (ONGs e OSCIPs); Academia; Poder Público; Ambientalistas.
  • Compreender suas motivações, interesses e perspectivas

Divisão de Atribuições:

  • Separar os Participantes da Dinâmica entre Grupos de Atores: Distribuir os alunos em grupos representando diferentes atores da comunidade; Definir as responsabilidades e pontos de vista de cada grupo.

Momento de Elaboração das Narrativas e Argumentos:

  • Recursos Disponíveis por Cada Grupo de Ator: Identificar os recursos disponíveis para cada grupo; Desenvolver narrativas e estratégias de argumentação baseadas nesses recursos.
  • Estratégias de Argumentação: Orientar os alunos na formulação de argumentos convincentes; Estimular a criatividade na construção de narrativas.

Observação: Troglóbio é um termo utilizado para caracterizar espécies de animais que são endêmicos, adaptados especificamente a cavernas, sendo extremamente sensíveis a variações em seu ambiente. Assim, julga-se que qualquer forma de atividade humana no ecossistema em que há a presença de troglóbios tem grande potencial de colocar em risco seu habitat e sobrevivência como um todo - podendo levar, portanto, à sua extinção. Dessa forma, consoante o decreto nº 6.640/2008, que dispõe sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas existentes no território nacional, a presença destes animais passa a classificar o espaço com o maior grau de relevância, em que: “Art. 3º  A cavidade natural subterrânea com grau de relevância máximo e sua área de influência não podem ser objeto de impactos negativos irreversíveis, sendo que sua utilização deve fazer-se somente dentro de condições que assegurem sua integridade física e a manutenção do seu equilíbrio ecológico.”

Preparação dos Grupos de Atores pelo Docente:

  • Oferecer Dicas e Novos Olhares: Proporcionar insights para enriquecer as perspectivas dos grupos; Estimular a pesquisa e a reflexão crítica.

Organização do Espaço de Debate (Arena do Conflito):

  • Preparação da Sala e do Material de Apoio: Garantir a disponibilidade de recursos tecnológicos necessários; Configurar o ambiente para promover o diálogo aberto.
  • Distribuição das Cadeiras em Formato de Círculo: Facilitar a interação entre os participantes; Criar uma atmosfera de igualdade e colaboração.

Apresentação da Equipe de Mediação:

  • Esclarecimentos Iniciais: Explicar a dinâmica, as etapas e as regras do debate; Definir as responsabilidades e expectativas dos participantes.

Apresentação dos Participantes (Atores):

  • Falas Iniciais: Permitir que cada grupo de ator se apresente e exponha seus interesses; Destacar objetivos, insatisfações e demandas.

Clímax:

  • Abertura do Debate: Conduzir rodadas de perguntas direcionadas, réplica e tréplica; Apresentar as narrativas e estratégias de cada grupo.

Conclusão:

  • Convite para Sugestões e Iniciativas: Incentivar os alunos a proporem soluções para mitigar o conflito; Promover discussões sobre potenciais alianças e futuros encontros para debates.

Organização das Questões:

Questionamentos podem ser utilizados para guiar o debate ou provocar a o raciocínio dos alunos. As questões devem ser organizadas de acordo com os objetivos educacionais e os tópicos representados no caso. Algumas sugestões:

  1. Analise os benefícios econômicos do turismo em Celestina e identifique os desafios associados.
  2. Avalie como a exploração da caverna pode afetar a biodiversidade da região.
  3. Explore maneiras de conciliar os interesses econômicos da mineradora com a proteção do meio ambiente.
  4. Analise o papel do governo local e de agências reguladoras no desenvolvimento econômico sustentável da região através da exploração da caverna.
  5. Busque um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico do turismo e a preservação ambiental, considerando seus impactos na cidade.
  6. Explore as implicações éticas ao escolher entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
  7. Identifique desafios legais na decisão sobre o Buraco do Buriti e discuta como conciliar a legislação ambiental com o crescimento econômico sustentável.
  8. Proponha melhorias no processo administrativo para envolver a comunidade nas decisões sobre a caverna, considerando diversas perspectivas.
  9. Aborde como a mineradora Nava pode assegurar responsabilidade social e ambiental em suas atividades em Celestina, evitando impactos negativos.
  10. Planeje a organização do turismo para beneficiar a economia e qualidade de vida em Celestina, considerando capacitação local, infraestrutura e preservação cultural.
  11. Proponha medidas para mitigar o conflito em torno do Buraco do Buriti, conciliando interesses e promovendo o desenvolvimento sustentável a curto, médio e longo prazo.
You’ve successfully subscribed to Casoteca ADM
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Seu link expirou
Success! Check your email for magic link to sign-in.