Quais os benefícios de adotar casos no ensino superior em Administração?
Autores: Thiago Zottmann e Helena Costa
Um caso é uma maneira de “aprender pela simulação da realidade”. Em resumo, ele traz a descrição de uma situação, ou seja, a narrativa de uma história relevante que possa vir a ser discutida em sala de aula, podendo conter ou não um problema bem delimitado (ELLET, 2007; CURADO, 2011; BANDEIRA-DE-MELLO, 2011).
No campo da Administração, um caso de ensino é a descrição ou relato de um cenário vivenciado no campo da gestão organizacional, ou seja, o relato de uma situação enfrentada por gestores e executivos na vida real.
Quando observadas as transformações provenientes da globalização e das novas tecnologias, é necessário reinventar o processo de aprendizagem. Assim, o modelo tradicional de educação, no qual há a predominância de aulas expositivas, tende a perder relevância.
Para os profissionais do futuro, segundo dados do relatório “The Future of Jobs”, do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial), espera-se um conjunto de habilidades, tais como:
· pensamento analítico e inovação,
· aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado,
· resolução de problemas,
· pensamento crítico,
· criatividade, entre outras competências de caráter tanto técnico, quanto comportamental.
Apesar de serem competências com relevância atual, várias delas já eram discutidas há cerca de 20 anos, conforme pode ser visto nos estudos de Gramigna (2002), que elencou 15 competências, que segundo a autora são essenciais para os profissionais, independente de seus setores de atuação.
Mas de que forma podemos buscar desenvolver esse conjunto de competências?
Segundo Bonner (1999), a melhor forma para aprimorar habilidades complexas é por meio de metodologias de ensino que propiciam a prática de aprendizagem ativa, prática essa compatível com a resolução e discussão de estudos de caso no ambiente acadêmico, conforme mencionado anteriormente.
Com a utilização de casos, os estudantes são convidados a construir seu conhecimento de maneira dinâmica e pouco previsível, possuindo um papel mais ativo, uma vez que é preciso preparo prévio para uma boa participação e discussão em sala de aula. Além disso, ao se depararem com problemáticas reais vivenciados em organizações, os alunos são convidados a utilizarem uma abordagem mais próxima à prática, amparando-se nas teorias como base para suas escolhas.
Dessa forma, entendemos que eles criam repertório para a tomada de decisão dentro de ambientes complexos.
Diversos autores nos amparam a compreender quais seriam os principais benefícios de se aplicar esse método na educação superior. Entre eles, temos Charles Gragg, um dos pioneiros na utilização do método no ensino de Administração, William Ellet, docente do programa de MBA da Harvard Business School, uma das faculdades mais relevantes dos Estados Unidos, bem como David Jennings pesquisador vinculado a faculdade de Administração Nottingham Business School, entre outros pesquisadores estrangeiros e brasileiros foram importantes para construirmos um referencial e nos ajudar a entender os benefícios da utilização de tal metodologia.
Entre os benefícios de tal prática no campo da Administração, podemos apontar como principais o desenvolvimento desoft e hard skills, ou seja, competências tanto de caráter técnico, quanto o de caráter comportamental. Alguns benefícios da aplicação deste método são:
· Propiciar aos futuros gestores uma situação na qual há liberdade para explorar os problemas, uma vez que não são problemas com consequências reais;
· Desenvolver capacidade de análise, atitude, confiança e responsabilidades próprias;
· Confrontar as complexidades de situações específicas;
· Desenvolver habilidades interpessoais, de comunicação e de escuta e;
· Relacionar a teoria com a prática.
Sobre os Autores
Thiago é estudante de Administração da Universidade de Brasília, membro da equipe Casoteca ADM. Atualmente, realiza uma pesquisa com o objetivo de analisar e compreender a visão que os estudantes do curso de Administração da Universidade de Brasília a respeito da contribuição do método de casos para a sua formação, sob a supervisão da professora Dra. Helena Costa. Email: tfzottmann@gmail.com
Helena é Professora Associada II do Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Coordenadora da Casoteca ADM. Professora de Tópicos Contemporâneos em ADM e Introdução a ADM. Email: helenacosta@unb.br