Sua biblioteca de casos e tutoriais

O papel dos participantes da aula é extremamente modificado quando utilizamos o método de casos de ensino.

O professor passa de expositor a mediador.
Os estudantes passam de um papel passivo a construtores de seu próprio conhecimento.

Essa compreensão, e os acordos derivados dela, devem estar bem claros desde o começo das atividades do grupo. Vale a pena investir na compreensão destes papeis dentro da sala de aula para que o grupo avance na mesma direção. Sugiro dedicar um ou dois encontros a construir essa compreensão com o grupo, antes mesmo de adentrar os casos.

Um material interessante sobre o tema, e que utilizo com minhas turmas,  foi produzido pela Harvard Business School (2005) e pode ser encontrado aqui. Resumidante ele traz 3 ideias chaves: resultados esperados; pré-condições e os comportamentos esperados.

Resultados: espera-se que o aprendizado vá muito além do momento da sala de aula, que os estudantes possam se engajar e sejam energizados pela interação em aula para desenvovler um aprendizado duradouro e posterior. Ademais, que o aprendizado seja muito  além do nível individual, que passe a ser baseado nas relações e interações que surgem.

Pré-condições: uma condição básica é a relação de respeito mútuo entre o professores e os estudantes, bem como deles entre si. Isso que garante um espaço saudável no qual as pessoas podem "arriscar-se" a expor suas opiniões. Todos devem vir bem preparados para o debate e com abertura para escutar opiniões divergentes. Os materiais, as perguntas e a estrutura do programa devem estar bem desenhados para os propósitos do curso.

E, enfim, os comportamentos: deve-se zelar pela pontualidade dos encontros (começar na hora e terminar na hora, pois isso ajuda muito a manter o ânimo durante as discussões).

Do professor, espera-se:

  • dedicação a preparar (e/ou selecionar) os conteúdos e a desenhar o processo, incluindo questões instigantes para abertura e continuidade dos debates, alinhadas e adequadas aos objetivos de aprendizagem.
  • que ele mantenha uma linha lógica nas discussões e faça comentários de fechamento, agregue informações importantes e adequadas ao debate.
  • que pratique uma escuta atenta, ao lado de uma condução flexível da conversa.

Ou seja, o professor é responsável por estimular e encorajar a partipação dos participantes. Isso passa, muitas vezes, por buscar incluir novos pontos de vista e mais estudantes na discussão.

Espera-se do professor que ele seja mais um hábil elaborador de perguntas que levem os estudantes a uma construção do que um fornecedor de respostas.

Dos estudantes, espera-se que:

  • participação ativa, preparação prévia e abertura para uma escuta atenciosa
  • contribuição com suas reflexões, experiências prévias e articulação de ideias que permitam ao grupo avançar
  • abertura para construção do conhecimento em grupo, articulando diferentes pontos de vista.
Espera-se do estudante que ele se responsabilize pelo seu processo de aprendizagem e agregue seus conhecimentos, opiniões e experiências ao debate coletivo.

Com esses novos papeis claros, o grupo poderá seguir com pactos mais claros e combinados que proporcionem um ambiente favorável para o debate de casos.

Referências

Characteristics of Effective Case Teaching - Harvard Business School, 2005

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