Sua biblioteca de casos e tutoriais

Esse tutorial é dedicado a um livro que pode contribuir com o que buscamos: uma aprendizagem mais autônoma, criativa e inovadora por meio do uso de casos de ensino.

"Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e aprendizagem" é o livro que está sendo lançado hoje pelos professores Anielson Barbosa da Silva (UFPB) e Rodrigo Bandeira-de-Mello (FGV EAESP).

Os autores nos presenteiam com uma obra - livre e digital - sobre o processo de aprendizagem a partir de casos. Para os autores:

"O  método  apresentado  consiste  na  utilização  de casos para ensino como uma estratégia que potencializa  a  formação  profissional,  uma  vez  que  articula  a  teoria  e  a  prática,  e  a  reflexão  em ação. Defendemos que a vivência de experiências  pessoais  deve  integrar  o  contexto  da  formação  acadêmica  —  seja  na  graduação  ou  na pós-graduação — e contribuir com uma estratégia  inovadora  de  ensino  e  aprendizagem  orientada para o estudante".

O livro, que traz um excelente prefácio da professora Anete Alberton (UNIVALI), cobre temas de profundo interesse para quem deseja refletir e aprimorar a pedagogia e o desenvolvimento de competências com o uso dos casos em sala de aula. Se você está aqui na Casoteca ADM, certamente é um dos interesses que partilhamos. Afinal, o projeto da Casoteca ADM foi pensado não apenas para termos casos em si, mas para oferecermos um espaço de apoio a essa prática pedagógica, na forma de tutoriais, tanto para alunos como para professores.

A professora Anete nos apresenta elementos e perguntas muito interessantes. A professora contextualiza um esforço coordenado que tem sido feito para aprimorar a aplicação do método na formação de administradores no Brasil. Uma questão que me chama atenção, particularmente, é a reflexão sobre as notas de ensino (uma questão que está sempre nas nossas reflexões aqui na Casoteca ADM - e que optamos por não tê-las). Outro aspecto é nos chamar para refletir o futuro desses instrumentos, pensando em casos multimídia (algo que também está na nossa cabeça e que trabalhamos para alcançar).

Na obra, os autores discutem aspectos sobre o planejamento para o uso de casos, a preparação para o debate, a produção de casos, os papeis dos professores, entre outros.

Experiência é uma palavra chave na abordagem que os autores trazem:

"Um dos aspectos centrais dos casos para ensino é a experiência. Como uma das dimensões do sistema de aprendizagem em ação, valorizar as experiências dos alunos e professores/facilitadores é determinante no crescimento pessoal e coletivo. Os casos para ensino visam acelerar a aquisição de novas experiências pelos alunos, mas também é importante estimulá-los a compartilharem suas experiências profissionais e sociais durante as sessões de análise de caso. Ademais, a utilização de casos para ensino contribui para o desenvolvimento da prática reflexiva dos alunos. Para isso, é preciso criar um ambiente de aprendizagem que favoreça a reflexão individual e coletiva nas várias fases do processo de análise no contexto da sala de aula (Silva e Bandeira-de-Mello, 2021, p. 64)."

Espero que possamos, ao longo do tempo, desenvolver mais cada um dos tópicos, bem como enriquecer os nossos tutoriais, mesmo os que já foram publicados, com a reflexão deles. E, com sorte, fazer uma colaboração com esses autores, que aportam uma reflexão de alta qualidade para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem em ADM.

O ebook pode ser acessado na Editora da UFPB, na íntegra: aqui.

E a live de lançamento está disponível aqui.

Boa leitura!

You’ve successfully subscribed to Casoteca ADM
Welcome back! You’ve successfully signed in.
Great! You’ve successfully signed up.
Seu link expirou
Success! Check your email for magic link to sign-in.