Nunca utilizei o método de casos em sala: 6 passos para começar
Se você é uma professora ou professor que nunca utilizou o método de casos e quer experimentar, vamos a 6 dicas que podem te ajudar:
- Defina quais são seus objetivos de aprendizagem com o caso: como ele pode contribuir para incrementar o debate, para aplicação de qual tema do seu programa e como será inserido no conjunto do curso. pode ser útil você conhecer os potenciais benefícios que buscamos com os casos em sala de aula para formar administradores.
- Pesquise opções de casos adequado para esse objetivo: é preciso escolher um caso interessante e aqui você encontra alguns critérios que podem te guiar. Deve observar o nível de dificuldade adequado para a turma, entre outros aspectos. Para encontrar o caso, você pode consultar bases pesquisando pelos seus termos principais. Você pode buscar por uma organização específica que você tenha interesse, que reflita bem os temas que você quer tratar. Ainda, podem ser organizaçõesque os estudantes manifestaram interesse ao longo das aulas anteriores, ou que fazem parte do dia a dia deles (exemplo: Netflix, Spotify, entre outras). Pode ainda buscar por setores ou por conceito central que deseja explorar. Se precisar de dicas sobre onde encontrar casos gratuitos, clique aqui.
- Selecione o melhor caso para seu objetivo: quando buscamos em bases, normalmente, encontramos diversas opções de casos sobre a mesma organização ou tema. Para selecionar o melhor deles, vale a pena observar seus objetivos de aprendizagem (passo 1), assim como os critérios que definem um bom caso, que você pode ver aqui. Problematização e narrativas ricas são chaves. Assim poderá escolher com mais facilidade entre um ou outro.
- Decida um caminho para abordar o caso: você precisará decidir as atividades que utilizará para o caso escolhido . Pode ser uma leitura prévia com debate síncrono com a turma, pode ser uma leitura individual com algum trabalho em grupo a ser entregue de forma assíncrona, entre outras possibilidades. As alternativas são várias, e devem se integrar ao seus objetivos pedagógicos. Uma boa dica para aumentar o aproveitamento do caso, é compor etapas de análise individuais, em grupos pequenos e no grupo maior da turma. Se estiver em aulas remotas, essas dicas podem ser interessantes. Se tiver chances de acoplar o caso com visitas de campo, entrevistados, participantes externos, ainda melhor. Defina como irá avaliar: para agregar o caso de modo coerente ao seu programa, é recomendável já refletir como irá avaliar o desempenho dos estudantes a partir desta atividade.
- Oriente os estudantes: se o método de casos é uma novidade para você, pode ser novidade para seus estudantes também. É interessante passar orientações dos papéis de cada um, da importância da preparação e da presença deles. Relembre a relevância de uma leitura ativa e de se analisar o caso, compreendendo o problema e acumulando evidências a partir da narrativa.
- Planeje, detalhamente, a aula de debate do caso: para começar a aula, é recomendável que se faça uma breve retomada dos pontos essenciais do caso. O professor pode fazer uma introdução e chamar os estudantes a complementarem o que parece fundamental para se entender o caso. Um segundo passo interessante é relacionar com experiências prévias deles. E então, ir lançando as perguntas para que eles tragam as interpretações e análises. No debate, é relevante abrir para opiniões contrastantes e não buscar apenas o consenso, como você pode ver aqui. Existem outras formas alternativas de alimentar o debate de casos, tais como jogos, interpretações de papéis, votações na turma, entre outras que você encontra aqui. Provoque o debate e faça um fechamento, voltando à problemática essencial e aos pontos principais para os objetivos de aprendizagem.